Seja bem-vindo. Hoje é

O Principio dos 12

“E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas. (Gn 1:16)

Deus é um Deus de princípio. Ele trabalha desde a Criação estabelecendo princípios para que o homem viva por eles e tenha um norte em tudo o que for fazer e em todas as coisas.

O texto de Gênesis 1:16 mostra o princípio de governo, quando Deus cria os dois luminares: um para governar o dia e outro para governar a noite. Começa, então, o princípio de autoridade.

Deus instituiu autoridade para governar de dia e autoridade para governar de noite. O Sol governa o dia por um período de 12 horas e a Lua governa a noite também por um período de 12 horas. Isso é não é coincidência, isso é governar com autoridade.

Abraão

Deus estabelece princípio e dá a Abraão uma promessa (Gênesis 12), é tão interessante porque a promessa poderia ser dada ao patriarca em qualquer outro capítulo, mas foi justamente no capítulo 12 de Gênesis.

Dentro da matemática e economia divina, Deus escolheu o capítulo 12 para estabelecer a promessa àquele que mais tarde se tornaria o Pai da Fé, Abraão. Porém, Abraão não ficou atento à vocação, lembrando que era Abrão, não possuía uma identidade formada em Deus, portanto não conseguia guardar os princípios.

No meio do processo, a Bíblia diz que Abrão gera um filho, Ismael. Ismael cresceu e causou uma situação desagradável dentro da casa de Abrão e Sarai. Isso aconteceu exatamente quando Ismael estava com 12 anos. O que deixa claro que uma criança ou um pré-adolescente dá sinais de personalidade forte nessa idade ou a partir dela. Ou seja, deixa claro quem será no futuro: frutífero ou infrutífero, uma bênção ou uma vergonha.

Deus, ao ver a situação, mandou que Abrão despedisse Ismael e Agar. Eles tiveram que sair do arraial de Abraão. Por conta de tudo isso, até hoje em Israel, dentre as comunidades dos beduínos – nômades moradores do deserto, eles andam de lá para cá, de cá para lá, mudam de tendas no deserto.

Porém, o que queremos que fique claro neste estudo não é a vida de Abrão ou Abraão, pois já tratamos sobre o assunto em outras oportunidades e até mesmo livros. Mas queremos estudar especificamente os princípios estabelecidos para os 12 e como guardá-los.

ISMAEL – Formação dos primeiros 12, uma equipe nociva

Em Gênesis 25:12, aparece a primeira equipe de 12, instituída por Ismael. Ismael levanta os 12 e a Bíblia especifica que eles são príncipes. Ismael levanta 12 príncipes e faz o monopólio de território.
Ismael foi o primeiro a levantar uma equipe de 12. Os 12 de Ismael foram flecheiros, bandidos, ladrões, estelionatários, exterminadores de rebanhos; mas era uma organização de 12, uma equipe.

A equipe de Ismael deixa claro que é possível ter uma equipe perigosa, o que representa que podemos ter perigo entre os 12. Em nossos dias, ousaria afirmar que um dos perigos seria o líder desatar a unção e essa unção não ser vigiada por alguns da equipe, que acabam por se tornar bandidos, estelionatários, ladrões, exterminadores de rebanho, como a equipe de Ismael.

Até Jesus teve um bandido na equipe, um ladrão. Na verdade, tudo deve ser muito bem vigiado. Os 12 de Ismael, por exemplo, nenhum deles, se formos estudar, são exemplos que devem ser seguidos. Alguns deles eram tão cruéis que arrancavam os olhos dos bebês, ainda dentro da barriga de suas mães. Não vale nem a pena parar para estudar sobre essa equipe. Como equipe, eles não têm nada a acrescentar.

A primeira equipe de 12 na Bíblia, a equipe de Ismael, pode ser considerada uma equipe de 12 nociva.

ISRAEL – Uma equipe de 12 patriarcas
Em Gênesis, entre os capítulos 46 a 49, é instalado o Modelo dos 12, é instalada a administração da Igreja através de 12 patriarcas. Os 12 vêm por Israel, antigo Jacó, que teve a sua personalidade e identidade totalmente restauradas por Deus.

Os 12 de Israel podem ser considerados como a equipe verdadeira. Eles tinham como função estabelecer seus territórios. Cada um tinha que fazer seu território produzir. Exatamente de acordo com a finalidade da equipe de 12 nos dias de hoje, quando cada um deve pegar o seu território e multiplicar o território por descendência.

Em Êxodo 1:1-12, descobrimos que existe uma chamada profética para Israel. Ele entra no Egito com os seus 12 e gera uma descendência de 70, depois levanta três milhões de fiéis, uma multiplicação extraordinária.

Moisés levanta 12 príncipes

Em Números 13, encontramos Moisés levantando uma equipe de conquistadores. Ele escolhe de cada tribo de Israel um príncipe, 12 príncipes que se tornam na equipe de 12 de Moisés.

Verdadeiramente, os 12 são príncipes. Você já ouviu sobre isso várias vezes em inúmeras ministrações. Mas, talvez, alguns ainda se perguntem para que os 12 são príncipes? Os 12 são príncipes para vencer os principados. A Igreja vence os demônios, os 12 vencem os principados.

Os 12 de Moisés foram chamados para serem os espias da terra prometida. Os 12 também têm essa função de observar a terra, demarcar território, trazer os frutos da terra. Os 12 são frutíferos. Não foram todos os 12 que trouxeram os frutos, mas a equipe trouxe os frutos, a equipe é frutífera.
Os 12 foram gerados para trazer frutos. A sua missão como 12 é trazer frutos. Trazer frutos para quem? Para o líder. O líder estava esperando o fruto dos 12, estava esperando o relatório da terra que eles iriam conquistar. Eles precisavam contar a Moisés, o líder, o que haviam presenciado na terra que foram espiar.

Os 12 se apresentaram a Moisés e entregam o fruto da terra e o relatório mostrando que é possível conquistar a terra, ainda que alguns duvidassem. A terra foi conquistada, apesar do relatório contrário de alguns da equipe. Moisés não ficou com o resultado da polêmica, mas com o resultado de que a terra prometida era boa! Os que quiseram conquistar, esses conquistaram, mas os que não quiseram conquistar morreram no deserto.

Continua...