Seja bem-vindo. Hoje é

O Principio dos 12 - Parte III

Cumprir os princípios dos 12 é cumprir a liderança bíblica de Jesus, um princípio que é apresentado desde as 12 tribos de Israel.


É bem verdade que, na maioria das vezes, logo que somos escolhidos como 12, não nos sentimos preparados. Passamos por três momentos:

1. Sentimo-nos impotentes no ministério, desqualificados para ser 12.

2. Descobrimos a potencialidade do que é ser 12, porque ser 12 é prazeroso, apesar do trabalho.

3. Cumprimos o ide de Jesus, cuidando de vidas.

Essa é a lei da semeadura, porque um dia alguém se dispôs a cuidar de você, você chegou onde está e agora fará o mesmo com outras vidas, conduzindo-as ao Evangelho do Reino. E assim será sucessivamente, um cuidando do outro, levando a carga um do outro, para cumprir a lei de Cristo e cumprir a sua função como 12, como príncipe escolhido primeiramente por Deus.

1. Estancar a hemorragia do ministério

“E uma mulher, que tinha um fluxo de sangue, havia doze anos, e gastara com os médicos todos os seus haveres, e por nenhum pudera ser curada. Chegando por detrás dele, tocou na orla do seu vestido, e logo estancou o fluxo do seu sangue. E disse Jesus: Quem é que me tocou? E, negando todos, disse Pedro e os que estavam com ele: Mestre, a multidão te aperta e te oprime, e dizes: Quem é que me tocou. E disse Jesus: Alguém me tocou, porque bem conheci que de mim saiu virtude. Então, vendo a mulher que não podia ocultar-se, aproximou-se tremendo e, prostrando-se ante ele, declarou-lhe diante de todo o povo a causa por que lhe havia tocado, e como logo sarara. E ele lhe disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou; vai em paz.” (Lc 8:43-48)

Jesus segue caminhando entre o povo, e uma mulher com fluxo de sangue toca no Seu manto. Sabemos que clinicamente uma hemorragia é a perda de sangue; sangue é vida, logo aquela mulher estava perdendo a sua vida há 12 anos.

Como líder, antes de qualquer atitude em relação à mulher, Jesus estancou a hemorragia. É preciso estancar as hemorragias das vidas que estamos perdendo. É necessário tocar nas vestes de Jesus para estancar a hemorragia e impedir que as vidas se esvaiam.

O texto de Lucas diz que a mulher tinha hemorragia há 12 anos, o que representava que ela caminhava perdendo vida há 12 anos. A Bíblia esclarece o detalhe de quanto tempo a mulher perdia sangue: 12 anos. Ela sangrava há muito tempo!

Tomaremos essa mulher como a figura da Igreja. A Igreja tem um modelo que estava perdendo-se, vidas estavam entrando e saindo. Se cada um de nós tivesse conseguido reter as vidas que Deus já nos confiou, não caberia no templo.

É chegada a hora de Jesus estancar toda hemorragia da Igreja para que a bênção da permanência das vidas esteja sobre os líderes e discípulos. A Bíblia diz que Jesus pára e pergunta quem O tocou. Ele parou para ouvir a Igreja.

Os discípulos se indignavam que, em meio a uma grande multidão, o Senhor ousasse querer saber quem O havia tocado. Mas Jesus disse: Alguém Me tocou. Podemos concluir que sem tocar as vestes do Senhor, as vidas não fluem. Para que haja o fluir das vidas, precisamos tocar nas vestes do Senhor.

A mulher estava perdendo vida e quando tocou nas vestes de Jesus, imediatamente recebeu o comando de parar de perder vida e a hemorragia se estancou. Jesus, ao entrar em contato com a mulher, disse-lhe que fosse em paz, pois estava salva.

Você sabia que, como líderes, podemos perder as vidas, não por causa de pecado, mas porque nos falta consciência da paz e da salvação? Houve casos para os quais Jesus dizia para a pessoa ir e não pecar mais, mas para a mulher do fluxo de sangue foi diferente. Para ela, a vida estava sendo perdida não por causa de pecado, mas por falta de estratégia de tocar no manto certo.

O Senhor quer estancar toda a hemorragia da sua liderança e das suas células, fazer de você um multiplicador de vidas, um consolidador de excelência.

2. Ressuscitar a geração que morreu, a geração dos 12
“Estando ele ainda falando, chegou um dos do príncipe da sinagoga, dizendo: A tua filha já está morta, não incomodes o Mestre. Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe, dizendo: Não temas; crê somente, e será salva. E, entrando em casa, a ninguém deixou entrar, senão a Pedro, e a Tiago, e a João, e ao pai e a mãe da menina. E todos choravam, e a pranteavam; e ele disse: Não choreis; não está morta, mas dorme. E riam-se dele, sabendo que estava morta. Mas ele, pondo-os todos fora, e pegando-lhe na mão, clamou, dizendo: Levanta-te, menina. E o seu espírito voltou, e ela logo se levantou; e Jesus mandou que lhe dessem de comer. E seus pais ficaram maravilhados; e ele lhes mandou que a ninguém dissessem o que havia sucedido.” (Lc 8:49-56)

Ainda no texto de Lucas, depois que Jesus cura a mulher da hemorragia de 12 anos, um homem chamado Jairo, que estava com a filha doente correu ao Seu encontro em busca também de cura.

Na verdade, Jesus interrompe Seu diálogo com Jairo para socorrer a mulher do fluxo de sangue. Bem no momento em que Jairo está à espera da cura da filha, é avisado de que não deve mais importunar o Mestre, pois a menina morreu. E a Bíblia diz que ela tinha 12 anos.

A única descendência daquele homem havia morrido; era um momento desesperador para ele. Jesus disse a Jairo que não temesse, mas apenas cresse. Creio que não podemos imaginar as crises psicológicas desse pai, isso sem falar em suas crises afetivas, devido a sua essência de pai.

Ele deve ter-se sentido muito violentado em perder a sua descendência, sua única filha de 12 anos. Ele era um sacerdote conhecido na comunidade, para ir até Jesus teve de se expor e pedir para que o Mestre curasse a sua filha. Com certeza ele foi criticado, mas venceu tudo isso, porque o mais importante era ressuscitar a sua descendência.

Os fatos seguintes nós já conhecemos: Jesus ressuscita a descendência daquele homem e todos ficam maravilhados. Assim será com você, Jesus ressuscitará a sua descendência espiritual, porque Ele é Senhor suficiente para entrar na sua equipe de 12 e ressuscitá-la. Jesus tem autoridade para ordenar aos 12 que levantem, comam e caminhem em paz! Creia que Ele é Senhor para ressuscitar a sua equipe de 12, a sua geração.

Continua...