Seja bem-vindo. Hoje é

os 10 Leprosos



Lucas 17:11-19 
“E aconteceu que, indo ele a Jerusalém, passava pela divisa entre a Samaria e a Galiléia. Ao entrar em certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos, os quais pararam de longe, e levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem compaixão de nós! Ele, logo que os viu, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, enquanto iam, ficaram limpos. Um deles, vendo que fora curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, dando-lhe graças; e este era samaritano. Perguntou, pois, Jesus: Não foram limpos os dez? E os nove, onde estão? Não se achou quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro? E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou."
A lepra é uma doença degenerativa. A saúde vai se degradando progressivamente à medida que a infecção se instala nos diferentes órgãos e extremidades do corpo. A cegueira é uma também consequência dramática por causa da perca das pálpebras e por o globo ocular perder a sua lubrificação.

Podemos imaginar facilmente como este grupo de dez leprosos funcionava. Uns estavam em estado mais degradado que outros e ajudavam-se mutuamente nas diferentes limitações que possuíam.

Logo que Jesus os viu, compadeceu-se deles e disse-lhes para irem mostrar-se ao sacerdote. Faz lembrar Naamã que tinha sido mandado lavar-se ao rio embora sem nenhuma formalidade religiosa especial.

Enquanto iam no caminho o coxo começou a caminhar melhor. Noutro as unhas começaram a crescer rapidamente. 

O cego disse ao que tinha a cara toda desfigurada que a pele estava lisa e branca. Noutro, os dentes começaram-lhe a crescer e a língua regressou ao seu tamanho normal. Não está descrito com estes pormenores mas não é difícil deduzir que tenha sido mais ou menos assim...

Quando se apresentaram em frente ao Sacerdote estavam intactos e limpos. Só os trapos que traziam vestidos eram os mesmos.

É interessante pararmos um pouco para observarmos o que o sacerdote fez. Mais uma vez não temos a descrição mas temos a instrução dada por deus a Moisés...

Levítico 13:4-6.


"Falou mais o Senhor a Moisés e a Arão, dizendo: Quando um homem tiver na pele da sua carne inchação, ou pústula, ou mancha lustrosa, e esta se tornar na sua pele como praga de lepra, então será levado a Arão o sacerdote, ou a um de seus filhos, os sacerdotes, e o sacerdote examinará a praga na pele da carne. Se o pêlo na praga se tiver tornado branco, e a praga parecer mais profunda que a pele, é praga de lepra; o sacerdote, verificando isto, o declarará imundo. Mas, se a mancha lustrosa na sua pele for branca, e não parecer mais profunda que a pele, e o pêlo não se tiver tornado branco, o sacerdote encerrará por sete dias aquele que tem a praga. Ao sétimo dia o sacerdote o examinará; se a praga, na sua opinião, tiver parado e não se tiver estendido na pele, o sacerdote o encerrará por outros sete dias. Ao sétimo dia o sacerdote o examinará outra vez; se a praga tiver escurecido, não se tendo estendido na pele, o sacerdote o declarará limpo; é uma pústula. O homem lavará as suas vestes, e será limpo."

Este texto faz-nos perceber que os 10 leprosos ficaram retidos pelo sacerdote pelo menos duas semanas para observação.
Jesus sabia que iria ser assim. Ou não fosse Ele co-autor da Lei que tinha sido dada a Moisés e que em todos os seus pormenores apontava profeticamente  para a Sua Própria Pessoa.
Mais uma vez o Sacerdote estava confrontado com o exercício de um procedimento raro que estava na Lei, e que até ao aparecimento do carpinteiro de Nazaré, nascido em Belém, não havia sido posto em prática, à excepção de um primeiro leproso que já lhes tinha sido enviado (em Lucas 5:12-14), o que lhes deveria servir de prova de que Quem curou aquele leproso poderia ser o Messias.
Convém lembrar que a cura de Naamã nos dias de Eliseu não obrigou ao exercício dos procedimentos religiosos uma vez que ele não era judeu.
Aqui regressamos à nossa história: 9 judeus e 1 samaritano! Só soubemos que um era estrangeiro depois que regressou para adorar o que O curou!!!
O que aconteceu em Jerusalém durante os dias de observação a que estiveram expostos os dez? Não me parece que tenham sido isolados uns dos outros mas que foram interrogados isso foram! Todos! Um por um! Por que é que posso afirmar isso? Ora, vindo o milagre de quem veio não seria de esperar outra coisa. Além de raro, o milagre tinha tinha sido feito por um homem que estava sob suspeita. Algumas perguntas são fáceis de supor: Quem foi que te curou? O que foi que Ele disse? Há quanto tempo és leproso? De que tribo és?
Vou dar largas à minha imaginação e supor que o Samaritano foi o último a ser observado e interrogado. Na verdade, eu, se fosse o Samaritano tentaria esconder que o era porque não quereria sair dali sem cumprir até ao fim com a instrução Daquele que me curou. Na verdade estaria num dilema complicado sem saber onde meter, porque aquele não era o monte onde eu costumava adorar. Mas o confronto seria inevitável e o Sacerdote acabaria por me descobrir, isso se antes não tivesse sido denunciado pelos meus companheiros que em tempos de dificuldade sempre precisaram da minha ajuda.
Pessoalmente acho que se o Samaritano não foi corrido dali para fora no primeiro dia também não ficou lá até ao fim. A unidade do grupo conquistada pela adversidade desintegrou-se. A diferenças sociais, culturais e religiosas evidenciaram-se outra vez. A ansiedade de regressar para perto da família, de refazer a vida, cuidar do campo e do gado, e de prosperar regressaram. Já não era preciso voltar a rastejar para viver um dia de cada vez, agora poderiam voltar a pensar no futuro. 

O carácter daqueles nove leprosos voltou a ser o que era. Voltaram para a "sua religião", deram ouvidos ao sacerdote (do tipo: "Nós sabemos que esse homem é pecador") e voltaram para as suas rotinas diárias
Há pessoas que ficam tão absorvidas com as novidades que lhes trazem felicidade que depressa se esquecem do caminho que os conduziu à bênção. 

Só o samaritano veio regressou para agradecer. O Samaritano não teve só fé quando gritou "Tem misericórdia de mim..." - teve gratidão também. 

Como recompensa obteve Salvação. Não se ficou com a bênção efémera mas também recebeu a bênção eterna.

A fé precisa se ser demonstrada, não apenas quando vem a adversidade, mas também quando tudo vai bem. Para o samaritano não fez diferença costumes ou as tradições religiosas, mas importou mais Quem realmente O tinha curado.

Em Cristo 

Pastor Tiago Rodrigues

O Poder da Lìngua!!! Disciplinando a Mesma

Disciplinando a Língua

Efésios 4:29

Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam, para que as coisas que vocês dizem façam bem aos que ouvem

Paulo nos adverte

A língua é o principal fator para a construção para a família, para a vida profissional enfim para tudo o que quisermos realizar em nossas vidas, devemos aprender a utilizar nossas palavras com inteligência.

Jó 2:10

10) Jó respondeu: -Você está dizendo uma bobagem! Se recebemos de Deus as coisas boas, por que não vamos aceitar também as desgraças? Assim, apesar de tudo, Jó não pecou, nem disse uma só palavra contra Deus.
O Diabo não queria que Jô se matasse, tudo que o diabo desejava era simplesmente usar a boca a língua de Jó, para confessar e liberar uma maldição contra Deus Geralmente Muitos na hora da dificuldade ou como dizemos na hora do Deserto, liberam palavras contraditórias a Dimensão de Fé e realização diante de Deus

A prova – Sua mulher manda Jô Amaldiçoar a Deus

O Desígnio de Satanás

1 – De todos os membros o que o diabo mais deseja usar em nossa vida é a boca
Outro exemplo Foi no Éden Eva, adão

Ele não usou o chocalho da serpente, nem o veneno ele usou a boca

Eles usam a boca para transferir responsabilidade.

A Qualidade de vida de Família depende do que falamos dentro do lar

Pedro 3:10

10) Como dizem as Escrituras Sagradas: "Quem quiser gozar a vida e ter dias felizes não fale coisas más e não conte mentiras

Muitos casais e Famílias vivem a mais completa ruína em suas vidas por causa daquilo que elas falam dentro de seus lares.
Uma vida de Mentiras de palavras de maldição.

Provérbios 21:23 (Estado da Alma)

23) Se você não quer se meter em dificuldades, tome cuidado com o que diz

Tem pessoas que vivem doentes porque guardaram tudo menos a língua a grande dificuldade de muitos e por que suas vidas são grandes depósitos de rancor, raiva, ira, tristeza e muito disso é por causa de palavras mal usadas.

Se a tua língua é indisciplinada a tua religião não vale nada é uma piada

Tiago 1:26

26) Alguém está pensando que é religioso? Se não souber controlar a língua, a sua religião não vale nada, e ele está enganando a si mesmo

Mateus 12:33-34
33) -Vocês só poderão ter frutas boas se tiverem uma árvore boa. Mas, se tiverem uma árvore que não presta, vocês terão frutas que não prestam. Porque é pela qualidade das frutas que sabemos se uma árvore é boa ou não presta

34) Ninhada de cobras venenosas! Como é que vocês podem dizer coisas boas se são maus? Pois a boca fala do que o coração está cheio

Fruto = língua

Arvore = Coração
A boca fala o que o coração esta cheio

Tiago 3:9-10

9) Usamos a língua tanto para agradecer ao Senhor e Pai como para amaldiçoar as pessoas, que foram criadas parecidas com Deus
10) Da mesma boca saem palavras tanto de agradecimento como de maldição. Meus irmãos e irmãs, isso não deve ser assim
O que eu falo pode ser benção ou maldição

Maldição = maldizer

Devemos ter cuidado com o vocabulário em casa

Este menino é uma praga

Talvez você esteja vivendo em maldição

Nossa Boca tem que ser um manancial de vida.

Não pode ter benção e maldição na mesma boca.

Jesus nos ensina a abençoar o inimigo, não amaldiçoar

Tem pessoas que dizem

que morra

bem feito

vai pro inferno desgraçado
Provérbios 18:21

21) O que você diz pode salvar ou destruir uma vida; portanto, use bem as suas palavras e você será recompensado
A auto-estima dos teus filhos do teu marido, esposa, família
Depende das palavras que vc profere a eles
O que vc esta falando esta motivando ou desmotivando

Trazendo vida ou Morte

Para que o marido cresça, para que a esposa e filhos cresçam


Temos que aprender a elogiar

Ninguém gosta de pessoas chatas

A palavra da esposa pode fazer o marido impotente sexual, financeiramente, estimavelmente

O que sai da nossa palavra determina o nosso destino

Mais pessoas são feridas pela língua descontrolada
Do que por qualquer arma de fogo
Quantos gostariam de saber se sua língua esta enferma?

Eclesiastes 5:3

3) Quanto mais você se preocupar, mais pesadelos terá; e, quanto mais você falar, mais tolices dirá

O Grande erro falar demais
Mulheres 34.000
Homens 24.ooo

Homem resolve o stress se calando
Mulher falando
Exemplo
Homen chegou em casa e ela olha pra kA
E ela falando falando falando.
Eu sou contra qualquer homem que bate em mulher

Porem tem mulher que tira o homem do serio
Alguém aqui já viajou com alguma mulher que fica assim

Vira vira vira farol farol farol policia policia policia

Levitico 19:16


16) Não ande espalhando mentiras no meio do povo, nem faça uma acusação falsa que possa causar a morte de alguém. Eu sou o Deus Eterno

O maior problema no meio evangélico é a língua enferma
Não precisa ser profeta pra dizer
A famílias que não conseguem fazer um churrasco – aniversario - festa
Existem línguas doentes aqui nesta noite
Como gostamos de fofoca
Tem gente que não se alegra com a palavra profética
Mas adora uma fofoca nova Quem caiu, caiu com quem, era mais bonita
Ouçam-me Obreiros

Muitos dos nossos filhos não querem ser pastores
Por causa daquilo que falamos em casa de nossas igrejas
Aprenda a promover a igreja na sua casa
Fale bem da igreja
Faça seus filhos amarem a igreja
Amarem o episcopado

Oremos



PL 122

Segundo sites e blogs que acompanharam a movimentação, o manifesto contra o PL 122/06, realizado hoje em frente ao Congresso Nacional em Brasília - DF, organizado pelo pastor Silas Malafaia da Associação Vitória em Cristo, reuniu cerca de 20.000 cristãos que pacificamente declararam posicionamento contrário do povo de Deus, quanto a aprovação do referido projeto, principalmente por extrapolar todos os limites no sentido de cercear a liberdade de expressão e, com isso ferir inclusive a liberdade religiosa.


O que chamou a atenção, foi o descaso da imprensa para com o evento, e quem se prestou a publicar, reduziu pela metade o número de participantes, deixando clara uma espécie de discriminação ideológica.


De qualquer maneira, foi válida a manifestação em todos os sentidos. É preciso posicionamento, manifestação e resistência com aquilo que fere o princípio da Palavra de Deus e da nossa constituição.

Registro os cumprimentos aos organizadores e a todos que compareceram, representando assim a grande massa que mesmo não concordando com o PL 122/06, não puderam participar